VACINAS
As vacinas permitem ao sistema imune reconhecer com facilidade os germes ou microrganismos causadores de infecções e eliminá-los para que não causem uma doença.
Algumas vacinas podem ser muito benéficas em pacientes com maior risco de infecções graves, como aqueles que apresentam doença renal ou que usam imunossupressores ou corticoides em altas doses.
A indicação de uma vacina depende da idade e da resposta imune de cada paciente, além da recomendação local em cada país, de acordo com o “esquema de vacinação”. As vacinas devem ser administradas preferencialmente quando o lúpus está inativo ou não há atividade.
Existem algumas vacinas que podem não ser benéficas para pacientes com lúpus eritematoso sistêmico (LES), portanto, é muito importante que o médico que está realizando o tratamento e acompanhamento da paciente auxilie na decisão de quais vacinas o paciente deve receber.
VACINAS RECOMENDADAS PARA PESSOAS COM LES
Vacina contra o vírus da influenza (gripe). É recomendada a vacina com vírus morto, que deve ser aplicada anualmente, de acordo com as exigências sanitárias de cada país.
Vacina contra o pneumococo. O médico selecionará o tipo de vacina e definirá quando será necessário repetir a vacinação.
Vacina contra a difteria e o tétano. Deve ser aplicada de acordo com os regulamentos de cada país.
VACINAS RECOMENDADAS PARA CASOS ESPECÍFICOS
As vacinas contra o vírus da hepatite A e da hepatite B são recomendadas em pacientes com risco de desenvolver tais infecções. Por exemplo, pessoas jovens sexualmente ativas, pessoas que moram em zonas onde essas infecções são comuns ou pacientes que precisam de transfusões de sangue com frequência.
A vacina contra o vírus do papiloma humano é aplicada em adolescentes de ambos os sexos, de acordo com a indicação médica.
VACINAS QUE DEVEM SER EVITADAS
As vacinas com vírus vivo atenuado (“vírus enfraquecido”) devem ser evitadas em pacientes com LES, porque podem aumentar o risco de infecção secundária à vacina. Essas são as vacinas contra: caxumba, sarampo, rubéola, poliomielite (Sabin oral), varicela zoster e febre amarela.
PERGUNTAS FREQUENTES
AS VACINAS PODEM DESENCADEAR UM SURTO OU ATIVIDADE DO LÚPUS?
As vacinas podem provocar efeitos adversos como dor, vermelhidão no local da injeção e, algumas vezes, febre de curta duração. No entanto, não existe evidência científica que indique que as vacinas especificamente recomendadas para pacientes com LES aumentem o risco de desencadear atividade da doença. Para aumentar a sua eficácia, é recomendável aplicar as vacinas no período de calma ou remissão do LES (sem atividade).
DEVO TOMAR AS VACINAS?
Sim. As vacinas permitem que o sistema imune reconheça e controle rapidamente e eficazmente os agentes infecciosos (bactérias ou vírus). Isso permite evitar uma infecção ou que o quadro clínico seja de menor intensidade e menor duração (menos grave) em caso de infecção. Por isso, as pessoas que recebem as vacinas especificamente recomendadas para o lúpus estão mais protegidas contra as infecções.